Agosto é o mês que as academias têm a maior entrada de alunos.

Em geral são pessoas que tem 3 características em comum:

1 – Estavam sedentárias;

2 – Tem excesso de peso ou obesidade;

3 – Querem emagrecer para aproveitar as festas de fim de ano e o verão.

 Entre agosto e dezembro temos apenas 5 meses para ajudar as pessoas a emagrecerem para o verão! Nessa época também aparecem as promessas milagrosas de emagrecimento que querem concorrer pela atenção dos alunos com o objetivo de emagrecer. Por isso, fique ligado e saiba escolher o que pode te ajudar a chegar no seu objetivo. Geralmente, aquilo que é mais fácil, não traz o resultado que você deseja.

 Uma opção interessante para ajudar as pessoas em pouco tempo é o Treino HIIT, pois diversos estudos têm mostrado efeitos positivos no emagrecimento, mesmo em curto prazo!

 Mas, antes de falar do HIIT, quero te mostrar uma dura realidade. Não sei se você sabe, mas todos os anos o Ministério da Saúde do Brasil faz uma pesquisa nacional, em todas as cidades e capitais do Brasil chamada VIGITEL.

Essa pesquisa anual tem dois objetivos:

1 – Monitorar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e

2 – Monitorar o crescimento do número de pessoas com diagnóstico de doenças.

E olha que interessante! Nunca na história do Brasil as mulheres estiveram à frente dos homens em relação aos índices de excesso de peso e obesidade. Até o ano passado. Pela primeira vez na história do Brasil, as MULHERES estão na frente dos HOMENS quando o assunto é EXCESSO DE PESO E OBESIDADE!

E as mulheres são muito mais vaidosas do que os homens!

Mas o que as academias têm a ver com isso? Tudo! Pois estamos chegando em agosto que é reconhecidamente o mês de maior entrada de pessoas na academia! E essas pessoas vão querer emagrecer rapidamente! Por isso os profissionais de Educação Física vão precisar trabalhar muito. 

Agora, você sabia que não são todos os protocolos de HIIT que emagrecem? Em se tratando de mulheres, o número de protocolos que realmente funcionam no emagrecimento são poucos! A ciência mostra isso em vários estudos!

Para prescrever um bom treino de HIIT é necessário combinar pelo menos 9 variáveis de prescrição dividida em três blocos:

1 – Variáveis ligadas ao período de esforço: modalidade, duração e intensidade;

2- Variáveis ligadas ao período de recuperação: duração, intensidade e tipo de pausa;

3 – Variáveis ligadas a organização das séries: número de séries, duração das séries, relação tempo de esforço e recuperação da série.

E é a combinação dessas 9 variáveis (pelo menos) que formam este protocolo. Esse protocolo vai criar os efeitos fisiológicos adaptativos que vão resultar no emagrecimento dentro dos 5 meses que você vai ter para trabalhar.

Não existe milagre, o que existe é uma organização das variáveis do HIIT para melhor atender os nossos alunos. 

Então fique ligado e converse com os nossos professores sobre os treinamentos usando os protocolos do HIIT para foco no seu emagrecimento, enquanto ainda temos tempo.

E lembre-se, precisando, é só chamar a gente!

Grande abraço e sucesso nos treinos!

Paulo Sabino

Graduado em Educação Física pela Universidade de Itaúna

Pós-graduado em Musculação e Sistemas de Treinamento em Academias | UFMG

Pós-graduado em Administração | FGV

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